sábado, 14 de outubro de 2017

A SALA 205

Essa história aconteceu de verdade com os vigilantes da UFFS.
            Depois dos primeiros dias da mudança para o prédio definitivo, em 2012, e uma rotina já começar a se definir, os vigilantes também elaboraram sua escala de vistoria nas salas do Bloco A, na verdade, o único bloco até então. Após as aulas noturnas, dois dos quatro vigilantes subiam até o último andar e iam descendo, conferindo todas as salas, para verificar se janelas tinham ficado abertas, luzes acesas ou objetos esquecidos. Os outros dois faziam uma ronda externa, contornando o bloco.
            Naquela noite, os dois vigilantes que passavam em revista as salas do terceiro andar, ainda estranhando alguns barulhos ocasionais que rompiam o silêncio. Dizem que os prédios novos demoram um tempo até se “assentarem”, e é como se estalassem as articulações, acomodando-se. Foi quando receberam um chamado pelo rádio dos outros dois: “Quando chegarem no segundo, verifiquem a sala 205, a luz ficou acesa”. Enfim, são coisas que acontecem... Desceram as escadas dos fundos do prédio, por ficarem mais perto da sala. Viraram-se à direita no segundo andar e, olhando a distância a sala 205, verificaram que tudo estava escuro e a porta estava aberta. Um deles logo pegou o rádio: “Você não falou que a luz estava acesa?”, “Calma que vou voltar... Pois tá acesa sim!... Pronto, apagou”.
            Sem entender nada, os dois se entreolharam e pegaram os cassetetes. Como a luz estava apagada para eles e acesa do lado de fora? Prendendo a respiração, andaram pé ante pé rumo à escuridão que a porta aberta formava. Um deles se adiantou e já pisava no interior da sala, esticando a mão esquerda para acionar o interruptor e acabar com as sombras.
            Foi quando um guincho que parecia de um porco soou, muito alto. O segundo vigilante viu, ou melhor, distinguiu um vulto, com possivelmente dois metros de altura, sair da escuridão e empurrar o colega, impedindo que a luz fosse acesa.
            Como se um enorme lençol escuro tremulasse ao redor do vigilante, ele caiu no chão, debatendo-se e gritando por socorro. Após o primeiro grito, aquele homem parecia estar sendo sufocado e perdendo as forças para tentar escapar. O outro vigilante, que ficou imóvel durante toda a cena, despertou e, sem pensar em nada, desferiu dois golpes no vulto que atacava o colega. Depois ele diria que sentia estar batendo em um monte de algodão, enquanto que o outro, que sofreu o ataque, relataria que o peso era de uma pilha de tijolos sobre ele.
            O vulto, então, ergueu-se e dominou todo o campo de visão do vigilante que permanecia de pé. Num impulso de coragem, aproveitando que a janela vizinha à sala 205 estava aberta, empurrou o ser estranho, que despencou na escuridão.
            Após ajudar o colega a se levantar, verificar se estava bem, olharam pela janela. A luz da lua era mínima, mas conseguiram ver, no chão, os outros dois vigilantes, olhando para cima e perguntando quem tinha gritado. Não havia qualquer sinal de que algo caíra...

            Essa história aconteceu de verdade com os vigilantes da UFFS.

            No livro de ocorrências, como não sabiam direito o que colocar, optaram por apenas mencionar que a luz da sala 205 aparentava estar com defeito e solicitavam a verificação do setor responsável pela manutenção. E daquela noite em diante, a sala 205 é a única em que os vigilantes ficam do lado de fora, esperando a aula terminar para logo apagarem a luz e trancarem a porta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário